Quem somos

Criado em 1994 pela FEE (Foundation for Environmental Education) o Programa Jovens Repórteres do Meio Ambiente (JRMA) está presente em 35 países, envolvendo cerca de 250.000 jovens estudantes e 12.000 professores. No Brasil é representado e operado pelo IAR (Instituto Ambientes em Rede).

O JRMA é um programa voltado para educação ambiental e cidadania, incentivando os jovens a tomar atitudes sobre questões ambientais e sustentáveis, reportando e divulgando histórias, pesquisas e ações tanto em benefício do meio ambiente quanto denúncias e descasos que precisam de uma certa atenção e destaque.

Desde 2013 o programa tem sido patrocinado pela Wrigley Company Foundation (no Brasil representada pela subsidiária Mars Brasil) em parceria com a FEE, através da LLC (Litter Less Campaign) – Campanha Lixo Zero. Esta campanha visa a produção de reportagens exclusivamente voltadas para o tema Lixo e Resíduos.

Em 2017 o Brasil foi contemplado e incluso nesta campanha para trabalhar com 10 escolas do ensino público.

I – Principais objetivos

O lixo é um excelente tema para começar a trabalhar questões ambientais com os alunos. É visível e fácil de se ver as melhorias. Através do programa JRMA, a Campanha Lixo Zero visa encontrar e depois reportar soluções através de artigos, fotografias e vídeos.

  • Aumentar a conscientização sobre o efeito do lixo e dos resíduos no meio ambiente local e em uma comunidade mais ampla, implementando Dias de Ação Comunitária;
  • Aumentar o conhecimento dos alunos e habilidades práticas na prevenção e gerenciamento de lixo e resíduos;
  • Melhorar o comportamento dos alunos na prevenção e gerenciamento de lixo resíduos;
  • Reportar sobre questões relacionadas ao lixo e tratamento de resíduos através de artigos, fotografias e vídeos;
  • Influenciar e sensibilizar a comunidade, comunicando-se através de mídias sociais e outros canais;
  • Colaborar com outras escolas com objetivo de disseminar bons exemplos;
  • Desenvolver nos jovens habilidades na comunicação, iniciativa individual, trabalho em equipe, análise crítica, responsabilidade social e liderança.