Metodologia JRMA


O Programa JRMA envolve estudantes com idades entre 11 a 18 anos de idade.

Estes jovens “aprendizes jornalistas” realizam uma investigação em assuntos sobre sustentabilidade com enfoque  no  meio ambiente, observando questões, problemas e soluções. Elaboram posteriormente  reportagens sob a forma de artigos, fotografias ou vídeos.

O JRMA utiliza uma metodologia de quatro etapas experimentadas e testadas:

 

Passo 1: Investigar

Neste 1° passo os alunos devem:

  • Realizar uma pesquisa, investigando e identificando um tema ou problema ambiental local;
  • Procurar, comparar, interpretar e avaliar as informações levantadas a partir de fontes primárias e secundárias;
  • Identificar os indivíduos e grupos-chave e descobrir quais são as diferentes perspectivas sobre a questão levantada, suas abordagens para resolvê-la e seus pressupostos e objetivos;
  • Realizar uma pesquisa original, tais como inquéritos e questionários, entrevistar indivíduos ou grupos-chave para obter as informações em primeira mão;
  • Analisar as implicações históricas, econômicas, sociais e/ou políticos relevantes e as possíveis consequências do problema ou questão;
  • Comparar o problema ambiental local com um quadro global maior.

 Passo 2: Propor soluções

Neste 2° passo os alunos devem propor soluções para a questão trabalhada:

  • Identificar possíveis soluções para o problema ou questão pesquisada no Passo 1, avaliando a sua provável eficácia e apresentando argumentos a favor e contra (prós e contras, os diferentes pontos de vista, fatores positivos e desafios, etc.);
  • Desenvolver e propor uma solução e justificá-la (com base nos fatos e entrevistas realizadas, não sendo uma opinião dos autores da reportagem).

Passo 3: Reportar

Relatar a questão ambiental trabalhada e sua possível solução através de uma produção jornalística tendo como alvo um público local:

  • Identificar qual o público-alvo e escolher a melhor forma de o atingir ou seja, qual a mídia que eles costumam ler/ver/ouvir?
  • Planear como apresentar a reportagem sobre o problema (O Quê? Como? Quando?), utilizando o formato e estilo jornalístico adequado;
  • Criar um artigo ou fotografia (fotorreportagem) de até 12 fotos ou vídeo que documente o problema e/ou a questão ambiental;
  • Adotar uma abordagem positiva focada na apresentação de soluções que inspirem a mudança da comunidade em relação ao problema.

Passo 4: Divulgar e disseminar

Divulgar para o público local:

  • Estabelecer contatos/parcerias com os meios de comunicação social locais (ex: desenvolvedores do website da escola, Facebook da escola, jornalistas da prefeitura, do município, jornal do bairro, rádio local, etc.);
  • Divulgar e compartilhar a reportagem realizada junto ao público local, através dos diversos meios de comunicação contatados: jornais, revistas, rádios, televisão, mídia social, exposições, filmes, shows, eventos locais, etc.