CEM CAIC Ayrton Senna da Silva

Fotografia – 11 a 14 anos

LIXO NA ESCOLA

Quando se fala em lixo, automaticamente pensa-se em lixo na cidade, praia e esgoto, mas nunca pensamos na escola, por quê? Porque é dever do aluno cuidar do lixo na escola. E como em casa, os filhos jogam a sujeira na lixeira, os pais pensam que na escola é a mesma coisa, mas em algumas situações não é assim.

Quando se olha o pátio da nossa escola se consegue ver várias lixeiras ao longo do caminho. Quando se chega perto do ginásio e atrás dele, observa-se alunos que não respeitam as normas. Vão deixando um rastro de sujeira que além de atrair animais, acumula água que é um motivo para a presença do mosquito da dengue.

Mesmo tendo um programa chamado Com Vida, na escola, ainda existe aluno que não respeita o trabalho realizado por este projeto. Mas não são apenas sacos de salgadinhos e garrafas de suco jogados na vegetação da escola, também há bolinhas de papel, lápis, canetas, borrachas, apontadores entre outros objetos sendo jogados pelas janelas das salas de aula.
A solução seria educar os alunos para que jogassem o lixo nas lixeiras e que os serventes mantivessem as lixeiras limpas. Em relação a jogar o material escolar pelas janelas das salas de aula, uma alternativa, é fazer um revezamento entre as turmas para limpeza do pátio três vezes por semana. Assim, a maioria se conscientizaria do quanto é difícil manter a limpeza de um pátio tão grande, que perde a sua beleza e encanto pela quantidade de lixo espalhado.

Mesmo que não pareça, o lixo no pátio escolar é algo grave, porque interfere no desenvolvimento do aluno. Um ambiente limpo ajuda nos estudos. Este problema não acontece só na nossa escola. Acontece em várias outras, até com situações mais graves.

Se cada um colaborasse, a escola ficaria um lugar mais limpo e, com certeza, mais bonito.

Turma: 8° Ano

AUTORES:

PALOMA DA SILVA TAVARES
LOURDES SCHELCIE MARCELIN
CAMILE VITORIA DALMOLIN
MARIA CRISTINA VARGAS DA SILVA
JUCIELE DE BARROS NORONHA