EM Paulo Freire
Fotografia 15 -18 anos
TÃO PERTO, E AO MESMO TEMPO, TÃO LONGE
Em relação à importância sobre o descarte correto do lixo, redução de consumo, reciclagem, etc., todos sabemos que existe a necessidade de conscientização da população, empresas, autoridades…
Mas há um questionamento que deve ser feito quanto a esse assunto: Como fazer para conscientizar uma pessoa sobre essa importante problemática ambiental se nem mesmo suas necessidades básicas (moradia, emprego, alimentação, saúde, etc.) estão sendo atendidas?
De que maneira uma pessoa que vive em condições muitas vezes sub-humanas poderá ter esse tipo de consciência ambiental?
Talvez seja necessário primeiro promover o bem-estar social antes de exigir tanto dessas pessoas?
A empresa responsável pela coleta de lixo na cidade oferece caçamba ou contêineres para descarte do lixo pela população em vários pontos do bairro. Mas nem todos parecem estar perto de entender a importância desse ato.
As fotos a seguir foram capturadas em áreas adjacentes à escola Paulo Freire, na cidade de Guarujá/SP, em uma comunidade bastante carente de tudo.
É uma área de mangue que foi invadida há anos sem que nenhum órgão público tomasse nenhuma providência. Falta moradia decente, alimentação saudável, emprego, saúde, educação…
Muitas pessoas que vivem nessa área nunca sequer ouviu falar em coleta seletiva, descarte correto de lixo eletrônico ou algo do gênero.
Turma: 9° Ano
AUTORES:
DANILO ACHNIS NASCIMENTO DE SOUZA
ANA CLAUDIA DE ARAÚJO BASÍLIO
CÍNTIA SERAFIM DO NASCIMENTO
DIOGO FERREIRA DE LIMA
KARINE CARVALHO FERNANDES
RIQUE CAETANO MARCOS
WASHINGTON GOMES DOS SANTOS