EE MÁRIO FRANCISCON

Artigo 11 - 14 anos

COLHEMOS O QUE PLANTAMOS

O trabalho dos jovens protagonistas com a natureza dentro do ambiente escolar e seus resultados práticos. Por Geysa M. Queiroz

 

A escola tem sua grande importância na formação do cidadão que atua e atuará na sociedade. Ela contribui para que o indivíduo se socialize, adquira competências e habilidades proporcionando a compreensão das relações entre sociedade e natureza, sendo capaz de intervir nos problemas e conflitos ambientais.

A partir do projeto de uma horta no espaço escolar se deram as ações que  envolveram os estudantes em atividades direcionadas que atuaram na transformação e revitalização de uma área improdutiva da escola que normalmente acumulava lixo, detritos e matos e se tornava espaço sem utilização.

Para o desenvolvimento e construção do projeto foi necessário alguns procedimentos e análises para utilização do solo e do espaço a ser utilizado, passando  por alguns processos, tais como: limpeza do terreno, local para captação de água da chuva, incidência solar e análises de acidez do solo, que possibilite uma boa execução do projeto e um solo propício para plantações.

Foi estudado e desenvolvido dois experimentos para verificar a acidez do solo a ser utilizado para plantação de hortaliças, desenvolvido com os estudantes da escola, com o intuito de proporcionar conhecimento prático e ajudar a despertar uma consciência ambiental e a implantação de hábitos de vida saudáveis, inclusive por meio de pequenas ações rotineiras, através da construção de um ambiente voltado para as práticas ambientais e sustentáveis. Foi feito o recolhimento de resíduos orgânicos da cozinha da escola para compostagem, uma campanha para arrecadação de garrafas Pet utilizadas no projeto, e finalmente a plantação de diversos tipos de verduras e legumes.

Através desse trabalho foi percebido o engajamento dos jovens exercitando a sua cidadania, como um agente de transformação social, podendo contribuir para a implantação de uma sociedade mais sustentável, o despertar para uma boa alimentação e a importância da relação e cuidado com a natureza de forma permanente.

A próxima etapa é colhermos o que plantamos!

A partir desse trabalho, foi produzido material visual mostrando a evolução desse processo, através de uma reportagem com os estudantes: Lorrayne Vitória Pereira De Queiroz e Ebner Domingos e a participação de todos estudantes dos 7° e 8° anos.

Turma: 7° e 8° Ano

AUTORES:

VINICIUS DE OLIVEIRA SANTOS 

LORRAYNE VITÓRIA QUEIROZ

MATEUS SOUSA FARIAS 

GABRIEL COSTA DA LUZ

GABRIEL FERREIRA DE ANDRADE

SARAH YASMIN SABOYA

VINICIUS ANTUNES

ANDRESSA VIEIRA SOUZA