CEM DONA LILI

Artigo 15 -18 anos

A POLUIÇÃO NO RIO DAS OSTRAS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ, SANTA CATARINA

O Rio Das Ostras é um pequeno rio que tem toda sua extensão na cidade de Balneário Camboriú, atravessando os bairros da Nova Esperança, São Judas Tadeu e Barra. Sua foz, que fica a menos quinhentos metros do mar, é no Rio Camboriú, o principal rio da cidade.

Os moradores mais antigos da região relatam que o rio já foi fonte de renda para muitos pescadores que retiravam ostras (daí o seu nome) peixes e caranguejos do local. Eles relatam ainda que o rio era usado para momentos de lazer, onde era possível tomar banho em suas águas até então transparentes. Hoje, o rio sofre com muita poluição por onde passa. Esgoto clandestino, móveis, pneus, garrafas, latas, animais mortos, restos de poda e lixo doméstico de todo o tipo são jogados nas suas margens ou até mesmo nas suas águas.

Assim, o rio encontra-se totalmente poluído e já não serve mais como fonte de renda para nenhum pescador e nem como opção de lazer para os moradores do seu entorno. Além disso, toda essa poluição entope o rio e quando chuvas torrenciais atingem a região a água não tem por onde escoar, alagando principalmente o bairro da Barra. Duas enchentes recentes, uma em 2016 e uma em 2017, foram registradas nessa localidade, sendo que em 2016 as águas atingiram até a escola do bairro, o Centro Educacional Municipal Dona Lili. Os prejuízos financeiros causados pelas enchentes nunca foram estimados, porém os prejuízos morais podem ser relatados pelos moradores que contam com tristeza e indignação cada episódio vivido nesses dias.

Segundo a prefeitura municipal de Balneário Camboriú, ações de limpeza no rio são constantes. Em uma dessas ações vinte caminhões de lixo e entulho foram retirados do local. Em outra ação mais de trinta metros cúbicos de lixo foram contabilizados na limpeza. A vegetação das margens também sofre limpeza frequente a fim de retirar o mato e aumentar a vazão do rio nos períodos de chuva.

Mesmo com essas ações pode-se notar que o rio continua poluído. Muito lixo doméstico ainda é encontrado no local. O lançamento de esgoto clandestino também é muito evidente e contribui para acentuar a poluição. Para que o rio volte a ser como há tempos atrás, as mudanças devem partir de todos os lados. Um trabalho em conjunto da população com o poder público pode gerar resultados positivos a curto e longo prazo. A primeira medida deve partir da população que pode ajudar não jogando mais resíduos no rio, fiscalizando e denunciando quem pratica esse hábito.

Ações de informação e conscientização ambiental devem ser realizadas com os moradores do local, que muitas vezes acabam despejando algum resíduo no rio sem conhecer os outros meios que o município oferece para sua destinação. Alguns moradores não conseguem fazer relação entre um lixo despejado irregularmente no rio e a problemática das enchentes, por isso devem ser conscientizados.

Já o poder público deve continuar com as ações de limpeza no rio, fiscalizar e penalizar os poluidores. De imediato, deve-se fiscalizar e cobrar regulamentação dos canos que jogam o esgoto direto das casas no rio. Ao poder público cabe também a realização de obras de drenagem para que as águas das chuvas tenham o devido escoamento e obras de rede coletora de esgoto para tratamento. Esse esforço em conjunto é necessário para que o Rio das Ostras seja revitalizado e o problema das enchentes seja resolvido.

Turma: 9° Ano

AUTORES:

ALEXSANDER JÚLIO REIS
DA ROCHA FILIPE
FREITAS DE BIAZZI
GABRIELE FERNANDA CHORNOBAY
HENRIQUE BRUMATTI VIEIRA