EBM ARAPONGAS

Artigo 11 - 14 anos

VALORES SUSTENTÁVEIS: O DESTINO CORRETO PARA OS RESÍDUOS QUE DESCARTAMOS

A natureza nos oferece tudo o que precisamos para viver, porém se não soubermos utilizar deforma consciente, o que deixaremos para as próximas gerações?

Sempre tivemos o melhor: ar puro, água limpa, terra com infinitas plantas e flores, animais tão belos, o sol para dar energia e a lua para iluminar a noite, tudo girando constantemente de forma organizada e perfeita. Porém, o ser humano foi falho ao longo dessa jornada, quis usufruir de tudo, sem pensar nas suas responsabilidades de cuidar do planeta.

O consumo exagerado afetou diretamente o meio ambiente, gerando maior produção de lixo sem uma destinação correta.

No Brasil, 40,5% do lixo que é coletado ainda vai para locais inadequados como lixões e aterros controlados, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2018-2019, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Em Santa Catarina, os municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí –CIMVI, desde sua criação, fazem o descartados resíduos sólidos da forma correta: em aterro sanitário com tratamento do efluente (chorume).Por conta disso, após a aprovação do PNRS, as cidades do CIMVI resolveram dar um passo adiante: pensar na valorização desses resíduos.

Hoje a CIMVI recebe diariamente resíduos de 14municípios, destes 11 da coleta seletiva. Totalizando em média por mês 4.013,95toneladas de resíduo comum (rejeitos) e 490toneladas de resíduos recicláveis

Com o intuito de orientar sobre a importância do tratamento e destinação correta de resíduos, os alunos que fazem parte do Programa Jovens Repórteres do Meio Ambiente – JRMA da Escola Básica Municipal Arapongas, visitaram no dia 28 de outubro de 2021 o CIMVI onde conheceram o Aterro Sanitário, o Galpão de Reciclagem de Resíduos e o Parque Girassol. Localizado no município de Timbó, Santa Catarina, próximo a escola onde estudam. Lá puderam observar a operação e funcionamento desses espaços.

Ao visitar o galpão de reciclagem, os Jovens Repórteres viram de perto todo esse processo, inclusive conheceram os trabalhadores deste local, que contaram quais as

dificuldades enfrentadas no dia a dia durante a separação desses resíduos, pois, segundo eles, ainda existem muitas pessoas que não realizam o procedimento correto e enviam, por exemplo, o vidro quebrado e solto dentro do saco plástico, podendo ferir aos que colocam suas mãos para a separação, ou ainda, misturam materiais que não podem ser reciclados como, fraldas sujas ou seringas usadas. Tudo isso acaba prejudicando esse trabalho.

Depois desse processo de separação dos resíduos recicláveis, as empresas que reciclam, compram esses resíduos para eles voltarem ao mercado como novos produtos. Não é uma atitude incrível? Todas as ações desenvolvidas são importantes para que se repense antes de uma compra desnecessária e procure reutilizar sempre que possível os produtos antes do descarte e haja a separação dos resíduos (lixo) de forma correta para não prejudicar o meio ambiente em que vivemos.

Durante a visita os Jovens Repórteres também realizaram o passeio dentro de uma trilha ecológica, sentindo o quanto é revigorante estarem contato com a natureza que é perfeita. O ser humano não pode sobreviver se ela não estiver em equilíbrio. Foi notável o choque com a realidade entre o excesso de resíduos e o contato com a natureza, nos ensinando a ser cidadãos mais críticos e responsáveis, transferindo esse conhecimento às pessoas a nossa volta.

É necessário que as pessoas vejam o Mundo como um local a ser preservado, saber que não estamos sozinhos e que cada pessoa precisa fazer sua parte para salvar o planeta. Foi muito importante cada conhecimento adquirido nessa visita, pois percebemos o quanto ainda é preciso o ser humano mudar suas atitudes em relação ao descarte correto de resíduos para que juntos possamos construir um mundo melhor.

Turma: 7º e 8º Ano

AUTORES:

ADRIELI MAASS,
ANA CLARA KOGLER,
BRAYAN NICOLAS AGOSTINI,
EMANUELA DE SOUZA,
ISABELLA BEATRIZ PEREIRA,
LAYSSA HOELTGEBAUM.