EBM MIN PEDRO ALEIXO

Artigo 11 - 14 anos

SANTA CATARINA APROVA O ABOLIMENTO DE LIXÕES

O prejuízo do despejo no meio ambiente.

No início de agosto de 2014, o Estado de Santa Catarina juntamente com Fundação do Meio Ambiente e o Ministério Público aboliram o uso de lixões no estado, tendo em vista os prejuízos que o método de despejo gera para o meio ambiente.

Segundo levantamento do site G1 em 2019, Florianópolis é a capital que mais recicla no Brasil. A meta é se tornar a primeira capital com conceito Lixo Zero até 2030, que inclui o lixo orgânico que vai servir para a compostagem. Por isso, com o auxílio da separação do lixo da população, Florianópolis tem apresentado tendência de crescimento desde então. Enquanto isso, no outro extremo, Joinville é a cidade que mais produz lixo em SC, cerca de 820 gramas de lixo por pessoa ao dia de acordo com uma pesquisa da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

 Devido a grande quantidade de resíduos gerados pela população, a reciclagem tornou-se um comportamento indispensável no dia a dia e tem grande importância para o desenvolvimento social e para a economia local. Segundo a reportagem do portal NSC Total, realizada em 2010, a quantidade de lixo recolhido alcançava a média de 3,6 mil toneladas por dia, além de receber resíduos de outros estados como Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso.

 A vantagem comum desses dois processos é reduzir o desperdício e diminuir o uso de matérias-primas, geralmente não renováveis. Reciclar gera também gastos de água e energia, então pensando ecologicamente, reutilizar acaba sendo melhor em questões de economia e meio ambiente. Em Florianópolis já está acontecendo o compromisso dos cidadãos com a reciclagem do lixo, esse e um dos pontos mais importantes de qualidade de vida na capital.

Figura 1 ECOPONTO faz parte do projeto para conscientização da destinação correta do lixo em Massaranduba/ SC e reflete as boas práticas da maior parte das cidades do estado.

Figura 2 O ECOPONTO faz parte do projeto para conscientização da destinação correta do lixo em Massaranduba/ SC e reflete as boas práticas da maior parte das cidades do estado

Turma: 9° Ano

AUTORES:

HAIUNY,

VINICIUS,

VICTÓRIA,

MATHEUS

ELISA