EEB Maria Correa Saad

Artigo 15 -18 anos

BITUCA NA PRAIA? MERECE VAIA!

No Brasil, são descartados diariamente 140 bilhões de bitucas, como são chamados os filtros de cigarro, segundo o site Tartaruga Marinha, que divulga informações sobre como os micro lixos prejudicam a natureza e a nós humanos. As bitucas demoram em torno de 400 anos para se decompor. Em Garopaba e em Imbituba, no litoral de Santa Catarina, Estado no sul do Brasil, não é diferente. Muitas vezes, turistas e moradores da região apagam e jogam cigarros na areia próxima ao mar.

Além de prejudicar a praia esteticamente, esse simples gesto afeta os animais marinhos, como tartarugas, aves, peixes, desequilibrando a cadeia alimentar. Isso porque o aparelho digestivo destes animais não consegue digerir as bitucas. Como elas são originadas do cigarro, que tem mais de 4,7 mil substâncias químicas na sua composição, comprovadamente fazem mal à saúde, tanto dos humanos como dos animais.

Quando os fumantes são questionados, dizem que não são eles que jogam os restos de cigarro na praia. “Dizem que jogam no lixo”, afirmou Juliana Bulau, coordenadora do projeto Rosamor, uma empresária inquieta, que não aceita a poluição e resolveu se unir ao Rosamor para implantar bituqueiras na praia do Rosa, em Imbituba, considerada uma das 30 baías mais belas do mundo, de acordo com a Fundação World Bays, fundado por três franceses, que têm como objetivo proteger os oceanos. Segundo Juliana, as pessoas se manifestam virtualmente espantadas pelas ilhas de lixo nos oceanos e não percebem que esse dano é também causado por elas ao não descartarem os resíduos adequadamente.

Juliana, por exemplo, colocou uma placa na frente de sua casa, em que disponibiliza sacolas plásticas para quem for à praia recolher os dejetos. “Você vai caminhar, que tal recolher o lixo encontrado pelo caminho?”, diz a placa.

O projeto Rosamor começou em 2015, quando seus integrantes recolheu cerca de 150 bitucas na praia do Rosa em uma ação sincronizada do Dia Internacional de Limpeza das Praias, que acontece anualmente em todo o mundo, sempre no terceiro sábado do mês de setembro.

O Rosamor tem como objetivo sensibilizar a população sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos. Promove mutirões de limpeza com a participação de voluntários para recolher os micro lixos que são deixados na praia. A tabela, abaixo, demonstra que bitucas/pontas de cigarro foi o item mais coletado no mutirão de 2017 nas Praias de Imbituba. Micro lixos são resíduos sólidos, como papéis de bala, bitucas de cigarro, chicletes, tampas de garrafa, canudos, palitos de picolé, entre outros, que, por serem pequenos, se tornam mais difíceis de serem coletados e podem ser ingeridos pelos animais marinhos, causando sua morte. Também podem entupir bueiros e canos pluviais, provocando enchentes.

Um outro problema é que as poucas lixeiras na praia não conseguem segurar os canudos, que escapam com o vento forte nordeste que costuma assolar a região.

Infelizmente as bituqueiras do projeto Rosamor foram retiradas. Bituqueiras são assim chamadas porque imitam o formato das bitucas, e são facilmente associadas ao cigarro. Elas podem ser feitas com canos de PVC, bambu, e outros materiais reciclados. Há empresas que vendem bituqueiras. As do projeto Rosamor são confeccionadas pelos próprios participantes. O projeto é uma iniciativa de pessoas da região, que se importam com o meio ambiente e querem fazer algo para mudar a situação do lixo das praias.

Uma das ações do grupo é a colocação de placas em caminhos que levam à praia, perto de bares e pousadas. “Bituca na areia? Que coisa feia! Bituca na praia? Merece vaia!” são frases contidas em uma das placas coloridas que estão localizadas na praia do Rosa, feitas pelo Rosamor.

“As placas poderiam ser produzidas em inglês e espanhol”, sugeriram os participantes dos Jovens Repórteres. “Para que os turistas estrangeiros também possam ser conscientizados através deste movimento”, explicaram. “Gostaríamos também de realizar uma reimplantação de bituqueiras em diversas praias da região de Imbituba e Garopaba.”, replicaram. Do exemplo do Rosamor irão surgir as bituqueiras e placas dos Jovens Repórteres.
Saiba Mais:

Tartarugas Marinhas: www.tartarugamarinha.no.comunidades.net/micro-lixo

As 30 mais belas baías do mundo: www.world-bays.com

Turma: 9° Ano

AUTORES:

LUANA DE ÁVILA SPAGIARI
GUTEMBERGUE RIBEIRO ALVES
MARLON DA ROCHA BITTENCOURT
JOSÉ NILTON BALTEZAN PIRES
BRENDA LÚCIO PINHO
GIOVANA LIMA BERTE
JOÃO MIGUEL RODRIGUES DA ROSA