EEBM Professor José Rodrigues Lopes

Artigo 15 -18 anos

DIÁRIO DO MEIO AMBIENTE: GAROPABA UMA CIDADE CONSCIENTE

Garopaba é movida pelo turismo, principalmente no verão, por ser a cidade onde se localiza algumas das mais belas praias de Santa Catarina. Durante muitos anos, não houve por parte da população preocupação com o impacto ambiental causado pela falta da coleta de lixo. Percebendo que as belezas naturais estavam sendo prejudicadas com a grande quantidade de lixo descartado na natureza, houve uma preocupação do governo em implantar a coleta diária em 100% do município. Isso significa muito em termos de desenvolvimento sustentável, qualidade de vida e preservação do meio ambiente. A população toma consciência necessária para grande mudança nos hábitos impactantes.

A coleta é feita pela empresa RESAMB que recolhe todos os resíduos domésticos e leva para a Central de Triagem, onde os materiais são separados numa esteira e tratados de acordo com as exigências da legislação.

Alguns bons exemplos de empresas e organizações que reaproveitam materiais em Garopaba:

Empresa de Surf:

A Mormaii é uma empresa importante para a nossa cidade, pois se destaca no mundo inteiro na fabricação de artigos para surfwear. Há algum tempo a empresa não se preocupava com o impacto ambiental que causava na natureza por conta das suas produções.

Recentemente a empresa busca maneiras de reutilizar o neoprene, usado na fabricação de roupas para a prática de surf. O material que seria descartado, é usado na fabricação de chinelos, sandálias e chaveiros.

O neoprene é um material super poluente, pois é derivado do petróleo e reciclar este material é sempre a melhor opção.

Projeto Ecológico Transforma Garrafas Pets em Pranchas de Surf e Stand up paddle

A ideia das pranchas ecológicas surgiu em 2012 como uma forma de retirar o lixo das praias e incentivar a prática de esportes e foi desenvolvida pela ONG Eco Garopaba. A Prefeitura de Garopaba mostrou interesse em fazer parceria com a ONG para reciclar e auxiliar na conscientização e educação ambiental nas escolas. Os diretores da ONG visitam escolas dando palestras sobre o assunto e ministram oficinas para fabricação das pranchas. Também organizam mutirões para limpar as praias. O material necessário para construir as pranchas, além das garrafas PET, é bastante simples: cola de poliuretano, canos de PVC para sustentar a estrutura, EVA escolar para o deck (parte de cima da prancha), tábuas plásticas (usadas de cozinha) para as quilhas, e compressor de ar ou bomba de pneu de bicicleta, para encher as garrafas de ar e garantir mais eficiência na flutuação.

As pranchas são comercializadas e custam 5 vezes menos do que pranchas de surf convencionais encontradas no mercado.

Uma curiosidade:

Percebemos que há várias maneiras de acabarmos com a destruição do meio ambiente e uma

das principais é exercermos nossa cidadania, agindo contra as atitudes que causam impacto a natureza para evitar uma crise socioambiental.

Turma: 9° Ano

AUTORES:

BEATRIZ MELLO
FELIPE WAGNER
KAUAN RODRIGUES
SUYANE ROCHA SILVA
THAYSSA FURTADO CUSTÓDIO