EEBM Professor José Rodrigues Lopes
Artigo 15 -18 anos
RESÍDUOS SÓLIDOS: LIXO OU SOLUÇÃO?
Um leque enorme de preocupações, mas também de oportunidades se abre quando o assunto é Resíduos Sólidos
Sabemos que o crescimento econômico e social da capital do surf, Garopaba/SC, tem aumentado significativamente nos últimos anos. A construção civil cresce para oferecer melhores condições, tanto para os nativos que vivem e trabalham aqui, quanto para os turistas que desfrutam suas férias nas belas praias da região. Porém cada nova obra tem sua consequência, ou seja, os resíduos sólidos provenientes da construção civil.
Mas o que são os resíduos sólidos? São materiais que resultam das diversas atividades humanas, originários das residências, dos hospitais, das indústrias, do comércio em geral e dos mais diversos serviços. Porém, muitos desses resíduos, se tratados corretamente podem ter um fim ecologicamente correto, resultando muitas vezes em outros produtos.
Em Garopaba, a empresa responsável pela coleta e destinação final dos resíduos da construção civil é a EcoRecycle. Ela atua por meio de coletas, através de containers, dando a destinação correta e final para os resíduos sólidos, que mais tarde após processados na usina, voltam para a cadeia produtiva.
Os resíduos sólidos são classificados separados e transformados cada um em forma de areia, argamassa, pedrisco ou sub-base para aplicação na construção civil. As madeiras são transformadas em cavacos, os quais são utilizados em fornos industriais e caldeiras, e os plásticos e papelões também são enviados para indústrias sendo processados e tendo sua volta ao comércio.
De acordo a Lei n° 12.305/10, todas as empresas que produzem lixo em seus processos de produção são responsáveis pela destinação final desses resíduos. Por exemplo, as empresas que fabricam pneus, lâmpadas, pilhas e baterias são obrigadas a coletar e dar destino adequado para esses resíduos que se abandonados na natureza causam sérios danos. Isso é conhecido como logística reversa.
Em cidades pequenas ou grandes, a legislação brasileira obriga as Prefeituras oferecer aos moradores a coleta de lixo, restando como tarefa única aos moradores separar seus resíduos e depositar nos lugares devidos para o recolhimento deste material. A Lei nos propõe a ter hábitos mais sustentáveis, nos adaptando com a reciclagem e a reutilização desses resíduos sólidos que tem valor econômico e podem ser reaproveitados. O Brasil está em um patamar alto com relação aos outros países desenvolvidos, por ter cuidado elevado com o lixo que é produzido e pela inclusão de catadores e catadoras de lixo, que são incentivados a se organizarem através de cooperativas de catadores de resíduos sólidos.
Em Garopaba, percebe-se uma consciência elevada das pessoas com relação aos lixos domésticos (34% dos resíduos coletados são reciclados na Central de Triagem), mas observa-se também que ainda existem problemas que não foram resolvidos, como despejo de lixo em terrenos baldios, queima de resíduos domésticos e restos da construção civil descartados em locais impróprios.
Entendemos que esses problemas podem ser reduzidos através de campanhas educativas com a população, em especial mestres de obras da construção civil e através do aumento da fiscalização da Prefeitura. O Poder público tem a atribuição de fiscalizar e multar proprietários de terrenos baldios, que estão servindo de depósitos clandestino e os responsáveis pelas obras que não utilizam os containers para recolhimento dos resíduos provenientes de suas edificações.
Turma: 9° Ano
AUTORES:
VITÓRIA DA ROCHA BERNARDO
MARIA JULIA BENDO MENDES
WINICIUS DE AMORIN
MICHELS
FABIANA SILVA
ANNA LETICIA DE ABREU