EM Sérgio Pereira Rodrigues

Artigo 11 - 14 anos

A DEGRADAÇÃO DOS MANGUEZAIS E O IMPACTO NA PRODUÇÃO DE PESCADOS

Há muitos anos, a nossa cidade tinha uma área muito grande de manguezais, (foto 1), hoje boa parte deles não existe mais, porque destruíram fazendo comércios, empresas, portos, marinas, casas, terminais de containers. Hoje, grande parte dos manguezais que sobraram estão poluídos ou modificados pela ação humana, (foto 2).

Os manguezais são importantes para a pesca porque os peixes como tainhas, robalos e outros vão para lá para se reproduzirem e depositar seus ovos, os alevinos ficarão lá se alimentando, protegidos até crescerem e voltarem para o mar. Os caranguejos vivem, se alimentam e se reproduzem nos manguezais, assim sendo, a destruição dos manguezais vai provocar a diminuição da quantidade de peixes e crustáceos, porque eles irão colocar seus ovos no mar e os predadores irão comê-los.

Segundo o biólogo marinho da Secretaria do Meio Ambiente, Taiguara Alves Pereira, (foto 3), entrevistado pela nossa equipe, a destruição dos manguezais já diminuiu bastante a quantidade de peixes e o preço aumentou muito em razão da pouca oferta.

Uma vez o manguezal destruído, nunca mais voltará a ser o que era, porque quando é soterrado, modifica o solo não irá existir passagem de água. O manguezal não é como as florestas que uma vez destruídas podem passar muitos anos, mas elas voltarão a ser como eram.

Os manguezais que estão poluídos, nós podemos ajudar a voltar como era antes, podemos denunciar sobre os manguezais poluídos, poderia colocar caçambas de lixo, construir casas para as pessoas que moram nas palafitas, conscientizar as pessoas sobre a importância dos manguezais e fazer coletas nos que já estão sujos. Também deveria multar as pessoas que jogam lixo no manguezal e aumentar fiscalização. 

Turma: 9° Ano

AUTORES:

VITÓRIA DE JESUS SANTIAGO
THIAGO DE SOUSA SANTOS
GABRIEL DA SILVA BERTO
THAINARA RAMOS DOS SANTOS