CEM CAIC Ayrton Senna da Silva

Fotografia - 11 a 14 anos

POLUIÇÃO DO RIO PEROBA

O rio Peroba localiza-se na divisa dos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú. Afluente do rio Camboriú. Deságua no Oceano Atlântico. Atravessa uma região urbanizada e de pouco tratamento sanitário. Recebe muitos dejetos residenciais, industriais e carcaças de eletrodomésticos, móveis, automóveis, animais, etc.

Moradores mais antigos contam que pescavam nas águas deste rio. Conforme aumentava a população, as suas margens, aumentava a poluição, ao ponto de não existir mais peixes.

De tempos em tempos, a Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú realiza uma campanha de retirada de lixo do rio Peroba conscientizando a população para a preservação deste bioma. No entanto, não surte efeito desejado. Em poucas horas, já se observa lixo despejado no leito do rio.

É necessário as pessoas se conscientizarem que a poluição de um rio é prejudicial para a saúde delas, pois acarreta a proliferação de animais nocivos como: roedores, insetos e peçonhentos. Além do mau cheiro e da poluição visual.

Acreditamos que o ser humano mude de atitude somente quando mexam no seu bolso, isto é, quando lhe infringem multas elevadas. Talvez, assim, as pessoas sensibilizem-se que poluir não é legal e não traz nenhum benefício nem para o ser humano nem para o meio ambiente.

Turma: 8° Ano

AUTORES:

ERICK GUETE TOMAO
ISAAC DELGADO DE MELO
VICTOR AUGUSTO WINTER