CEM DONA LILI
Fotografia 15 -18 anos
O RETRATO DO RIO DAS OSTRAS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ, SANTA CATARINA
O Rio das Ostras que já teve um histórico positivo para a comunidade onde está inserido, hoje causa grandes problemas aos moradores. A cada sinal de grande volume de chuva, moradores e comerciantes das áreas geralmente afetadas por enchentes nos bairros São Judas e Barra já entram em alerta, a fim de minimizar danos materiais e à saúde, que muitas vezes são prejudicados por esse problema. As escolas e núcleos infantis, orientados pela defesa civil, chegam a dispensar as atividades de maneira preventiva.
Os pioneiros da região relatam que já puderam desfrutar de um rio com águas limpas, além de uma deslumbrante paisagem no local. Porém, com o passar dos anos e o crescimento populacional da região, o rio foi ficando cada vez mais poluído.
Algumas pessoas fazem desse lugar um depósito de lixo. Além disso, encanamentos residenciais lançam esgoto e detritos orgânicos que caem diretamente no rio. E mesmo com essas atitudes, uma parte dos moradores locais culpa apenas os políticos pelo problema da poluição e das enchentes. Já outra parte reconhece que o problema vai além do poder exercido pelos políticos, visto que a prefeitura realiza constantes ações de limpeza no rio.
O fim da poluição e das enchentes não depende apenas das ações de limpeza. Depende também da conscientização das pessoas que vivem no local para uma mudança de hábitos. Somente uma grande ação em conjunto poderá recuperar este, que quase já não é reconhecido como um rio.
A seguir, imagens que retratam a situação atual do Rio das Ostras.
Turma: 9° Ano
AUTORES:
CAMILLY DE SOUZA DA SILVA
CÁSSIA KUHNEN MAYER
DAIANE DE SANTANA DAL PIAZ
DANIELA DE SANTANA DAL PIAZ
NATALIE OLIVEIRA HENKEL