Nem todos os tipos de poluentes têm cheiro ou são visíveis aos nossos olhos. Temos a tendência de usar muitos produtos que contêm produtos químicos que evaporam no ar ou são levados para nossos sistemas de esgoto, representando um risco para todos os residentes vivos do planeta, incluindo nós, humanos, bem como animais e plantas.
Você consegue encontrar cinco produtos em sua casa que contenham toxinas ou produtos químicos que podem ser prejudiciais para humanos, animais e plantas? Quais rótulos indicam que esses produtos podem ser prejudiciais? Como esses produtos químicos encontram seu caminho para a natureza?
Você consegue encontrar ou fazer produtos alternativos que sejam menos prejudiciais? Para se inspirar, você pode conferir este vídeo: https://youtu.be/ToHirl_a-es
Compartilhe suas ideias sobre produtos não tóxicos usando o aplicativo Treasure Earth (dentro da Campanha Menos Lixo – Litter-less campaign ou Comunidade) ou no FB/Instagram com a hashtag #litterlesscampaign.
Objetivos
Os alunos aprendem que nem todos os tipos de poluição são visíveis e, ainda assim, podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Os alunos aprendem a identificar poluentes invisíveis por meio de rótulos de produtos, refletem sobre seus caminhos no meio ambiente e formas de mitigação.
Antes da Ação
Peça a seus alunos que forneçam exemplos de poluentes invisíveis e apresente-os à rotulagem ecológica. Discuta como esses poluentes fluem pela água, ar e solo para o meio ambiente e o conceito de bioacumulação. Você pode usar esses links para se inspirar: