Mini Campanha Menos Lixo - DIA 6
DIA

Ação 6: Um esforço conjunto

  1. Não somos impotentes e temos a capacidade de contribuir para o nosso mundo mudando a nós mesmos. Imagine um cenário onde você vê alguém jogando lixo ou usando produtos que poluem o meio ambiente. Converse com seus amigos e familiares sobre o que você pode fazer para incentivar a pessoa a preferir produtos sustentáveis ou fazer um esforço para descartá-los com responsabilidade. Você vai abordar a pessoa sozinho, envolver adultos ou o governo local?  
  2. Compartilhe suas ideias usando o aplicativo Treasure Earth (dentro da Campanha Menos Lixo – Litter-less campaign ou Comunidade) ou no FB/Instagram com a hashtag #litterlesscampaign. 
  3. Preencha nossa segunda pesquisa (vide abaixo) sobre Poluição antes da última ação (Ação 7) e receba um certificado da Foundation for Environmental Education.
  4. Depois de concluir a breve pesquisa, entre em contato com seu #litterlesscampaign coordenador nacional e receba seu certificado.

Objetivos

Os alunos compreenderão a importância do esforço coletivo para minimizar a poluição e desenvolver um senso de propriedade sobre o meio ambiente, adotando a noção de cidadania ativa.

Antes da Ação

  1. Discuta com os alunos sobre os sentimentos que sentem quando tentam mudar o comportamento de outras pessoas.
  2. Esses sentimentos são uma barreira para abordar amigos, familiares e estranhos com sugestões de melhorias?
  3. Discuta maneiras pelas quais os jovens podem motivar os adultos a mudar de comportamento.

Depois da Ação

  1. Discuta com os alunos quais abordagens eles consideram úteis para mudar o comportamento de amigos e familiares.
  2. A segunda pesquisa é quase idêntica à primeira e visa avaliar a melhoria no conhecimento e na atitude do participante em relação à poluição.
  3. Os participantes devem responder à pesquisa individualmente usando seus próprios dispositivos ou usar um único dispositivo (Tablet, Celular, PC) fornecido pelo professor. Escolha qual formulário prefere responder: português ou inglês.
  4. A pesquisa é totalmente anônima.

Passos para reconectar com a natureza:

Vendo com uma nova perspectiva e Seguindo em frente Intenção: Contribuindo e Protegendo