MINI CAMPANHA MENOS LIXO

10 DIAS - 7 AÇÕES!

de 18 a 28 de Outubro de 2021

A Mini Campanha Menos Lixo (#litterlesscampaign) foi elaborada com uma jornada de 10 dias e 07 ações para promover a mudança de comportamento, uso  sustentável de lixo e resíduos. As ações são fáceis de realizar, curtas e podem ser adaptadas a qualquer contexto (por exemplo uma aula na escola ou atividade em uma reunião de grupo de jovens). Geralmente recomendamos a realização de uma ação por dia, no entanto, professores e guias dos jovens podem adaptar livremente o número de ações concluídas por dia no contexto em que trabalham.

Nesta campanha todos os países e escolas estão convidados a:
- participar das atividades da mini campanha
- usar o aplicativo Treasure Earth App
- planejar ações de uso sustentável de lixo e resíduos
- compartilhar as ações nas mídias sociais utilizando a hasthag #litterlesscampaign
- concorrer ao prêmio do vídeo da ação do "Dia 5: Resíduo Zero"

Quem pode participar?

As campanha está aberta a todos os países, escolas, instituições, organizações e jovens que participam ou desejam participar dos programas promovidos pela FEE citados abaixo, bem como escolas internacionais registradas:

Compartilhando fotos, vídeos e posts...

As atividades exigem que os participantes postem seus pensamentos, emoções, fotos e vídeos (máximo de 1 minuto) nas redes sociais e/ou no aplicativo Treasure Earth.

Os participantes também podem postar ideias de atividades (que podem ser realizadas remotamente ou em sala de aula) para promover o consumo sustentável e a gestão de resíduos.

Solicitamos que todas as postagens realizadas pelos participantes usem a hashtag #litterlesscampaign!

Isso nos ajudará a monitorar a participação e o alcance da campanha usando uma empresa de monitoramento de mídia e testar nossa abordagem para aprimorar a campanha na Fase V. Também ajudará os Operadores Nacionais e a equipe da FEE Internacional a encontrar as postagens e compartilhar as selecionadas em seus canais de mídia.

NOTA: Todos os alunos devem primeiro buscar o consentimento dos pais antes de compartilhar suas postagens, fotos ou vídeos publicamente.
NOTA: Cadastrar escolas que declaram participação na campanha. 
NOTA: Marque @marswrigleyfoundation no Instagram.

RESPONDA NOSSAS PESQUISAS SOBRE A CAMPANHA E AO FINAL DESTA RECEBA UM CERTIFICADO DA FEE- FOUNDATION FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION

Antes de iniciar as ações e participar da Mini Campanha Menos Lixo, pedimos gentilmente que respondam a pesquisa abaixo. São apenas 5 perguntas bem rápidas e você pode escolher qual língua responder (português ou inglês).

Ao final da campanha uma outra pesquisa, também simples e com 5 perguntas será solicitada.

Novamente agracemos sua participação!

Concurso Mini Campanha Menos Lixo

A Mini Campanha Menos Lixo possui 07 desafios que devem ser realizados durante os 10 dias da jornada.

A ação mais desafiadora é o ‘Dia do Resíduo Zero’ (Ação 5), onde os alunos tentam viver um dia inteiro sem produzir nenhum resíduo, ou seja, eles podem separar seus resíduos já existentes, mas não produzir novos resíduos (comprar ou consumir). Os estudantes podem ter a oportunidade de enviar seus vídeos ‘Resíduo Zero’, com duração de 1 minuto, como inscrição para o Concurso Mini Campanha Menos Lixo. Qualquer estudante pode participar, independente de participar ou não dos programas Eco-Escolas,  JRMA ou ASF.

Depois de divulgar os vídeos no aplicativo e/ou nas redes sociais, os participantes que desejarem concorrer devem compartilhar o link do seu vídeo com o Operador Nacional dos programas no Brasil (IAR – Instituto Ambientes em Rede) VIA FORMULÁRIO ABAIXOque selecionará os três melhores trabalhos (vídeos) e os inscreverá no Concurso Internacional.

A equipe Internacional da FEE  – Foundation for Environmental Education selecionará os 10 melhores vídeos recebidos de todo o mundo, que receberão um prêmio de US$ 100,00 cada um + certificado e menção nas redes sociais da FEE.

Os melhores trabalhos serão selecionadas em diferentes faixas de idade: 0 a 10, 11 a 14, 15 a 18 e 19 a 25 anos.

Critérios para participação:

  1. Deve ser um exemplo de ação do Dia 5: ‘Resíduo Zero’
  2. O vídeo deve ter no máximo de 1 minuto de duração
  3. O vídeo deve ser postado em pelo menos uma plataforma de mídia social com a hashtag #litterlesscampaign
  4. O link do vídeo deverá ser enviado via formulário de inscrição abaixo, até o dia 31 de outubro.

CONHEÇA AS SETE AÇÕES DA MINI CAMPANHA MENOS LIXO

Clique na imagem abaixo correspondente ao dia da ação, para receber maiores informações

Parceria com a Now.Here - "Treasure Earth App"

A FEE realizou uma parceria com Now.Here, uma empresa com sede em Cingapura, que desenvolveu o aplicativo Treasure Earth. Os valores promovidos pelo Now.here estão alinhados aos valores da FEE e o aplicativo permite que professores e alunos tenham acesso à internet de uma forma fácil para realizar as ações individualmente ou em grupo. No entanto, o aplicativo libera apenas uma ação por dia e as ações são apenas em inglês. A utilização do aplicativo não é, de forma alguma, um pré-requisito e encorajamos professores, Operadores Nacionais e alunos a escolherem a ferramenta mais prática para o ensino e sensibilização. Se por algum motivo o aplicativo não puder ser usado em seu país, você pode usar as atividades publicadas nos sites da FEE e compartilhá-las diretamente nas redes sociais com hasthag #litterlesscampaign e se inscrever para a competição também.