CEM CAIC Ayrton Senna da Silva

Vídeo 11 - 14 anos

COMPOSTAGEM

Observamos como problema que as cascas de frutas e verduras são jogadas no lixo e na mata atrás da escola, não sendo reaproveitadas. Levantado este problema, resolvemos fazer a compostagem.

A compostagem é o reaproveitamento de cascas de frutas, verduras e ovos para o adubo da horta. Então foi essa a nossa ideia.

Primeiro passo: recolhemos as folhas secas no pátio da escola e recolhemos cascas de frutas, de legumes, de ovos no refeitório.

Segundo passo: O buraco da composteira, está em local isolado, longe do acesso de crianças e de animais diversos, mas próximo a horta.

Terceiro passo: fizemos camadas alternadas de cascas de frutas, legumes, ovos, folhas secas e terra. Regamos com água da caixa de captação da água da chuva. Repetimos o processo até enchermos o buraco da composteira.

Última etapa: cobrimos a composteira com a serragem, doada por madeireiras próximas a escola.

Encontramos a solução do problema do desperdício e da poluição que as cascas produzem realizando uma compostagem na escola. Evitando a proliferação de roedores e insetos indesejáveis no ambiente escolar. Assim, o adubo produzido será utilizado nos canteiros da horta. As verduras, os temperos e os chás servirão para implementar a merenda escolar.

Turma: 8° Ano

AUTORES:

CAMILE VITORIA DOS SANTOS SILVA
JOÃO EDUARDO ALMEIDA DA SILVA
JOÃO CAIO BRAGA DA CUNHA
PAULA CRISTINA CECHINEL PATEL
JULIE CAMILLE COSTA RIBEIRO
EDILSON JOSÉ SANTOS MELO