Metodologia JRMA
O Programa JRMA envolve estudantes com idades entre 11 e 18 anos
Estes jovens “aprendizes jornalistas” realizam uma investigação em assuntos sobre sustentabilidade com enfoque no meio ambiente, observando questões, problemas e soluções. Elaboram reportagens sob a forma de artigos, fotografias ou vídeos.
O JRMA utiliza uma metodologia de quatro etapas experimentadas e testadas
Passo 1: Investigar
Neste 1° passo os alunos devem:
- Realizar uma pesquisa, investigando e identificando um tema ou problema ambiental local;
- Procurar, comparar, interpretar e avaliar as informações levantadas a partir de fontes primárias e secundárias;
- Identificar os indivíduos e grupos-chave e descobrir quais são as diferentes perspectivas sobre a questão levantada, suas abordagens para resolvê-la, hipóteses e objetivos;
- Realizar uma pesquisa original, tais como inquéritos e questionários, entrevistas individuais ou em grupos temáticos para obter as informações em primeira mão;
- Analisar como implicações históricas, econômicas, sociais e/ou políticos podem ser relevantes e as possíveis consequências do problema;
- Comparar o problema ambiental local com um quadro global maior.
Passo 2: Investigar Soluções
Neste 2° passo os alunos devem propor soluções para a questão trabalhada:
- Identificar possíveis soluções para o problema ou questão pesquisada no Passo 1, avaliando a sua provável eficácia e argumento a favor e contra, com diferentes pontos de vista, fatores positivos e negativos, e os principais desafios;
- Desenvolver e propor uma solução e justificá-la, com base nos dados coletados, não sendo uma opinião dos autores da pesquisa.
Passo 3: Reportar
Relatar a questão ambiental trabalhada e sua possível solução através de uma produção jornalística tendo como alvo um público local:
- Identificar qual o público-alvo e escolher a melhor forma de o atingir ou seja, qual a mídia que eles costumam ler/ver/ouvir?
- Planejar como apresentar uma reportagem sobre o problema (O Quê? Como? Quando?), utilizando o formato e estilo jornalístico adequado;
- Criar um artigo ou fotografia (fotorreportagem) de até 12 fotos ou vídeo que documente o problema e/ou a questão ambiental;
- Adotar uma abordagem positiva focada na apresentação de soluções que inspiram a mudança da comunidade em relação ao problema.
Passo 4: Divulgar
Divulgar para o público local:
- Estabelecer contatos/parcerias com os meios de comunicação social locais (ex: desenvolvedores do website da escola, Facebook da escola, jornalistas da prefeitura, do município, jornal do bairro, rádio local etc.);
- Divulgar e compartilhar a reportagem realizada junto ao público local, através dos diversos meios de comunicação como: jornais, revistas, rádios, televisão, mídia social, exposições, filmes, shows, eventos locais etc.