Quem somos

Breve história

Criado em 1994 pela Fundação de Educação Ambiental – FEE o Programa Jovens Repórteres do Meio Ambiente – JRMA está presente em 44 países, envolvendo cerca de 250.000 jovens estudantes e 12.000 professores.

No Brasil é representado e operado por Instituto Ambientes em Rede – IAR

O JRMA é um programa voltado para educação ambiental e cidadania, incentivando os jovens a tomar atitudes sobre questões ambientais e sustentáveis, reportando e divulgando histórias, pesquisas e ações, para benefícios ao meio ambiente, incluindo denúncias e acasos que precisam de atenção e atenção.

Desde 2013 o programa foi patrocinado pela Wrigley Company Foundation (no Brasil representado pela subsidiária Mars Brasil ) em parceria coma FEE, através da Campanha Menos Lixo LLC.  

Esta campanha visa a produção de reportagens exclusivamente voltadas para os temas Lixos e Resíduos.

Em 2017 o Brasil foi contemplado e incluído nesta campanha para trabalhar com 10 escolas do ensino público

Principais Objetivos

O lixo é um excelente tema para começar a trabalhar questões ambientais com os alunos.

 É visível e fácil de se ver como melhorias. Através do Programa JRMAa Campanha Menos Lixo – (Litter Less Campaign – LLC) visa encontrar e depois reportar soluções através de artigos, fotografias e vídeos.

  • Aumentar a conscientização sobre o efeito do lixo e dos resíduos no meio ambiente local e em uma comunidade mais ampla, implementando Dias de Ação Comunitária;
  • Aumentar o conhecimento dos alunos e habilidades práticas na prevenção e gerenciamento de lixo e resíduos;
  • Melhorar o comportamento dos alunos na prevenção e gerenciamento de resíduos de lixo;
  • Reportar sobre questões relacionadas ao lixo e tratamento de resíduos através de artigos, fotografias e vídeos;
  • Influenciar e sensibilizar a comunidade, comunicando-se através de mídias sociais e outros canais;
  • Colaborar com outras escolas com objetivo de disseminar bons exemplos;
  • Desenvolver os jovens habilidades na comunicação, iniciativa individual, trabalho em equipe, análise crítica, responsabilidade social e liderança.